sexta-feira, 11 de setembro de 2015

"O sentimento que leva ao triunfo ou à vitória prejudica o sucesso"

O TRIUNFO


Eu sou digna e você é um patife. Eu sou a esposa fiel e você é o infiel. Ela triunfa, mas perde o parceiro. O sucesso, ao contrário, é conquistado quando renunciamos ao triunfo.

Na cultura asiática, não se pode deixar que a situação chegue ao ponto em que a pessoa seja desmoralizada. Com isso as pessoas asseguram o sucesso no futuro. Se eu me comporto de forma que o outro possa salvar as aparências, mesmo que tenha feito algo terrível, eu o terei conquistado. Ele vai fazer todo o possível para remediar o que fez. Se, por outro lado, eu o humilhar ou ridicularizar, vou perdê-lo. Mais ainda - eu arranjarei um inimigo e não ganharei nada com isso. Mesmo aqueles que não estão diretamente envolvidos no caso também sentirão uma necessidade instintiva de compensação.

O triunfo é a renúncia ao sucesso. Quem triunfa perde o apoio dos outros. Esses se voltam mais para o perdedor. É uma necessidade irresistível.

(Bert Hellinger, em Constelações Familiares, pág. 90)