quinta-feira, 10 de setembro de 2015

"O verdadeiro caminho não leva a lugar nenhum."


"... o presente já contém o que virá. Se eu estiver em paz comigo mesmo, estarei ligado tanto a um quanto ao outro.

Uma vez escrevi um aforismo, que alguns consideram difícil de entender. 'O verdadeiro caminho não leva a lugar nenhum'.
Se fico parado, estou no caminho certo. Não tenho que ir a lugar nenhum. Já estou unido a tudo e participo de toda a riqueza, estando recolhido em mim mesmo, levando a sério e cumprindo sem grandes pretensões o que está diante de mim.

O dia-a-dia como um exercício?

Vê-lo como um exercício já é ir longe demais. Só tenho que viver.


O que significa "só viver"? A nossa vida, sem dúvida, está centrada no nosso cotidiano aqui na Terra, mas certamente não no momento presente. As pessoas vivem correndo, sempre em busca, tentando ganhar, fazer e viver o máximo possível. Porque depois tudo acaba. Em vista desse estilo de vida tumultuado, febril, voltado para fora e para o futuro, simplesmente ficar parado e dizer "Não preciso sair em busca de nada, pois já está tudo aqui" é uma atitude que precisa ser exercitada. Não é por acaso que floresce entre nós um gigantesco mercado de atividades de lazer, para o qual existe, sem dúvida, uma grande demanda.

Existem tradições que podem ajudar nesse caso. Assim como ir à escola para aprender com alguém que já sabe mais do que eu. Mas existe também, na área espiritual, uma espécie de exercício que é mais dinâmico, projetado para se alcançar algo. Existem exercícios duros desse tipo. Na essência, eles não se diferenciam de modo nenhum desse outro tipo de agitação.

O senhor quer dizer que existe esse desejo de agir também no campo da espiritualidade?

Existe. Muitas das práticas da Nova Era me parece fast food espiritual. Assim como se fosse possível assimilar rapidamente uma determinada atitude, sem grande preparação. Entretanto, estamos falando de um processo de crescimento. Não encontramos a sabedoria só porque a procuramos; ela desabrocha como resultado de muitas ações. De repente, aí está. Com toda a facilidade e sem esforço."

(Bert Helllinger, em Constelações Famiiliares, Ed, Cultrix, pág. 66)